O ácido hialurônico já é um dos ativos mais queridinhos pelas adeptas do skincare. E, justamente, pela fama tão boa, o ingrediente foi incorporado também nos cuidados com o cabelos, dando a eles uma boa dose de hidratação, maciez e brilho.
Por esses motivos, é considerado uma ótima opção hidratante para as madeixas, combatendo o ressecamento e o frizz, além de atuar na reparação de pontas duplas. Ficou curiosa e quer saber mais sobre o ácido hialurônico? Confira!
O que é ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é um ativo bastante utilizado em hidratantes e séruns faciais e, agora, tem sido usado na formulação de produtos capilares, como shampoos, condicionadores, máscaras, cremes para pentear, cápsulas e produtos para a reposição de massa capilar.
Ele é naturalmente produzido por nosso organismo e tem a função de estimular a produção de colágeno, o que acaba proporcionando uma pele mais viçosa e hidratada, combatendo as rugas e linhas de expressão, além de diminuir os sinais de envelhecimento.
Além disso, nos cosméticos, age como um hidratante, retendo água no interior da célula, o que auxilia na regeneração da pele e, também, do cabelo.
Para que serve o ácido hialurônico no cabelo?
Além de hidratar os fios, o ácido hialurônico nos cabelos serve para:
- Manter o cabelo mais saudável e brilhoso;
- Fortalecer os fios;
- Preencher e proteger a fibra capilar;
- Evitar a abertura das cutículas e reter o tratamento no interior das madeixas.
Você sabia que o contato com a fronha durante a noite pode desidratar o cabelo? Devido a fricção dos cabelos com o tecido, eles perdem água e boa parte dos nutrientes dos tratamentos que você pode ter feito anteriormente, o que provoca o frizz e a opacidade no dia seguinte. Para evitar esse efeito, o tratamento noturno com ácido hialurônico é um grande aliado.
Por reter as moléculas de água no interior da fibra, o ativo age como uma umectação noturna, protegendo as madeixas do contato com o travesseiro à noite, o que resulta em cabelos revitalizados e sem frizz pela manhã. A principal diferença entre o tratamento noturno com ácido hialurônico e a umectação capilar tradicional feita com óleos é que o primeiro age como uma hidratação e a segunda como uma nutrição capilar.
Para fazer essa técnica, é indicado utilizar produtos sem enxágue e específicos para tratamento noturno, uma vez que os cremes e máscaras comuns podem pesar nos fios e deixá-los ressecados.
Efeitos do ácido hialurônico nos cabelos
Por conta do seu alto poder de hidratação, o ácido hialurônico nos cabelos age contra o ressecamento, o frizz e as pontas duplas. Mas, não para por aí, ele também garante regeneração dos fios, já que o ativo possui ação preenchedora, proporcionando fibras capilares mais protegidas e madeixas mais brilhosas, encorpadas e saudáveis.
Como usar ácido hialurônico no cabelo?
Quando você inclui um produto com essa substância em sua rotina de hair care, o seu cabelo ganha um outro aspecto. Afinal, o ácido hialurônico consegue deixar os cabelos mais saudáveis, eliminando seu aspecto ressecado e quebradiço, além das temidas pontas duplas.
Se você possui um cabelo muito fino ou poroso, o ácido hialurônico também é uma ótima opção, pois ele consegue deixar seus fios mais encorpados e saudáveis.
Entretanto, temos que deixar algo bem claro: o ácido hialurônico no cabelo não proporciona muitos benefícios se utilizado em produtos de higiene, como shampoos e condicionadores!
Por estes produtos serem de enxágue rápido, o ácido hialurônico não consegue proporcionar seus efeitos nos fios, visto que ele precisa ficar um certo tempo no cabelo e pele para ser absorvido e proporcionar bons resultados. Por exemplo, com a tendência de skinificação do couro cabeludo, um tônico capilar com este ingrediente poderia trazer benefícios interessantes para a saúde capilar, o que não acontece com produtos de enxágue.
Justamente por não causar grandes efeitos quando utilizado em shampoos e condicionadores, é improvável que este ativo seja capaz de gerar queda ou quebra química nos fios. Afinal, antes mesmo de conseguir agir em nosso cabelo, o ácido é retirado no enxágue.
Por isso, se o seu objetivo é encontrar produtos com grandes resultados para o seu cabelo, vamos te dar uma dica: invista no produto Hialuronic Hair, que além de um blend de super vitaminas, o Hialuronic Hair combina ácido hialurônico que possui ação preenchedora que injeta 4X mais hidratação nos fios desde o primeiro uso.
Ainda com dúvidas sobre o ácido hialurônico?
O ácido hialurônico alisa o cabelo?
Muitas pessoas ainda se questionam se o ácido hialurônico no cabelo alisa, mas não! O ativo regenera e auxilia na retenção de umidade, recuperando os fios e deixando-os renovados e sedosos.
Quem amamenta pode usar ácido hialurônico no cabelo?
Não há uma contraindicação absoluta, mas também não existem estudos específicos que garantam a segurança do ativo no organismo nestes períodos da vida da mulher. O mais recomendado é buscar orientação do médico para não correr nenhum risco à sua saúde e à do bebê.
Comentários
Postar um comentário