Você já deve ter ouvido falar que a amamentação queima calorias.
De celebridades a amigos, você provavelmente já ouviu alguém elogiar a amamentação como uma ferramenta para perda de peso pós-parto. Você provavelmente também já ouviu falar - ou talvez até tenha experimentado - a capacidade da amamentação de fazer o corpo manter o peso. Então, qual é a verdade?
Bem, a verdadeira resposta é ambas! Cada corpo é diferente, então alguns corpos podem ser projetados para “armazenar” calorias extras enquanto alimentam um bebê através da produção de leite. Por outro lado, outros tendem a esgotar as calorias mais rapidamente.
Além disso, lembre-se de que o objetivo da amamentação não deve ser a perda de peso.
Continue lendo para saber quantas calorias a amamentação queima, suas necessidades calóricas durante a amamentação e respostas a algumas perguntas comuns sobre amamentação e perda de peso.
Quantas calorias a amamentação queima?
De acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), você queima cerca de 450-500 calorias diariamente durante a amamentação. No entanto, não há uma resposta simples sobre quantas calorias você pode queimar durante a amamentação. Tudo se resume ao seu corpo e à quantidade que você amamenta.
“A amamentação exclusiva normalmente queima cerca de 500-700 calorias por dia, menos se for amamentada parcialmente”, diz Kecia Gaither, M.D., que possui certificação dupla em OB-GYN e medicina materno-fetal.
Com isso dito, a Dra. Gaither enfatiza que fatores genéticos e metabólicos podem afetar esse número, portanto, tome isso como uma generalização. A conclusão, entretanto, é que seu corpo precisa de calorias adicionais para produzir leite; portanto, se você notou um aumento na fome ultimamente, isso é perfeitamente normal. Na verdade, você precisa de mais calorias durante a amamentação do que durante a gravidez! (A gravidez requer apenas 300 calorias extras por dia).
Quantas calorias você precisa durante a amamentação?
Por mais difícil que seja conseguir uma refeição completa quando você está na fase do recém-nascido, nutrir-se é extremamente importante. Durante a amamentação, seu corpo trabalha muito, exigindo calorias adicionais para suportar isso, Gaither diz que a ingestão calórica deve ser de pelo menos 1.500-1.800 calorias por dia – talvez mais se você for mais ativa.
De acordo com um estudo de 2014, aquelas que amamentam exclusivamente precisam de 400-500 calorias adicionais todos os dias. O número total de calorias necessárias depende do seu nível de atividade. As necessidades calóricas por níveis de atividade são as seguintes:
Sedentário: 1.800-2.000 calorias por dia
Moderado: 2.000-2.200 calorias por dia
Ativo: 2.200-2.400 calorias por dia
Como a maioria das mães que amamentam lhe dirá, seu apetite tende a aumentar se você estiver amamentando. Deixe que esse seja o seu guia, opte por alimentos nutritivos e beba muita água.

A amamentação ajuda você a perder peso?
Como você queima calorias durante a amamentação, é possível perder peso. Um estudo de 2014 descobriu que a amamentação exclusiva durante os primeiros três meses teve um pequeno efeito na perda de peso pós-parto. Especificamente, aquelas que amamentaram exclusivamente durante três meses perderam pouco mais de 3 quilos a mais do que aquelas que não amamentaram exclusivamente um ano após o parto. Além disso, elas tiveram uma chance de 6% maior de retornar ao peso anterior à gravidez ou menos.
Embora possa ajudar você a atingir o peso anterior à gravidez um pouco mais rápido, isso depende mais do seu estilo de vida e nível de atividade.
É seguro perder peso durante a amamentação?
Restringir calorias durante a amamentação pode afetar negativamente a produção de leite. Comer menos de 1.800 calorias por dia durante a amamentação pode reduzir a quantidade de leite que seu corpo produz.
Concentrar-se na tentativa de perder peso durante a amamentação também pode causar problemas a longo prazo.
E lembre-se: o pós-parto não é para sempre. Sua perda de peso será gradativa.
E se eu estiver perdendo muito peso durante a amamentação?
“As calorias necessárias para produzir o leite materno vêm do que você come diariamente e dos estoques de gordura que você pode ter ganho durante a gravidez. Se você perceber que está perdendo muito peso durante a amamentação, pode não estar consumindo calorias suficientes para compensar aquelas usadas para produzir o leite materno. É essencial abastecer seu corpo com alimentos ricos em nutrientes para manter você e seu bebê saudáveis ", diz Sapna Shah, M.D., endocrinologista credenciada pela Paloma Health.
"Lanches saudáveis, como ovos cozidos, sardinhas, nozes e sementes ou iogurte, são ótimas ideias. Pontos extras se você puder comer com uma mão!"
Você pode ganhar peso durante a amamentação?
De acordo com a Dra. Shah. “O período pós-parto pode ser muito estressante – preocupação com seu novo bebê, perda de sono, estresse com a produção de leite”, diz ela.
“Quando você passa por muito estresse, suas glândulas suprarrenais aumentam naturalmente a produção de cortisol, o hormônio do estresse, o que pode afetar sua capacidade de perder peso. Uma razão para isso pode ser que níveis elevados de cortisol podem aumentar a grelina, o hormônio estimulador do apetite."
De acordo com a Dra. Shah, há hormônios pós-parto associados à amamentação a serem considerados. “Seu corpo necessita de calorias extras para produzir leite materno. Você provavelmente precisará ingerir algumas centenas de calorias extras por dia para manter o ritmo”, diz ela. “A prolactina, um hormônio que ajuda na produção de leite e estimula a fome, pode, em alguns casos, suprimir a capacidade de metabolizar a gordura”.
O que é uma mentalidade saudável em relação ao peso pós-parto?
É razoável querer voltar ao peso anterior à gravidez. No entanto, a Dra. Shah diz que a coisa mais importante no período pós-parto é garantir que a mãe e o bebê estejam bem nutridos. “Se o objetivo é amamentar, a redução excessiva de calorias pode reduzir tanto a quantidade quanto a qualidade do leite e não é recomendada”.
Em vez de tentar perder peso agora, Singh recomenda concentrar esforços na positividade corporal, como celebrar o que seu corpo é capaz (preparar comida para seu bebê é muito importante!). “Focar na positividade corporal durante o período pós-parto pode ajudar as pessoas a se sentirem mais conectadas ao seu corpo atual e a ter uma relação geral saudável com a comida”, diz ela.
Se você é mãe pela primeira vez, já tem muito com o que se preocupar; quanto tempo leva para voltar a vestir seu jeans skinny não precisa ser um deles. Ao mesmo tempo, é natural querer sentir-se bem novamente após o parto.
Seu peso mudará quando você desmamar?
Seu peso pode variar quando o bebê desmamar. Afinal, há uma grande mudança hormonal acontecendo.
"Ao desmamar, seus níveis de prolactina e ocitocina caem. A prolactina ajuda na produção de leite. Esse hormônio também promove sentimentos de bem-estar, calma e relaxamento. A oxitocina auxilia na ejeção do leite e é ocasionalmente chamada de 'hormônio do amor'. O desmame pode, sem dúvida, afetar seu corpo e suas emoções. É claro que quanto mais rápido o processo de desmame, mais repentina será a mudança nos níveis hormonais”, diz a Dra.
O desmame significa que você queima menos energia e calorias do que quando estava amamentando, acrescenta a Dra. "Ajudaria se você encontrasse uma nova maneira de queimar essas calorias, ou elas são armazenadas em seu corpo. Uma das melhores maneiras de reduzir o ganho de peso é praticar exercícios e movimentos regulares. Você também pode avaliar sua dieta durante o desmame para garantir que está comendo a quantidade adequada de calorias para as novas demandas do seu corpo."
Você também pode gostar:
Comentários
Postar um comentário